Desmistificando os segredos dos pisos atérmicos

Desmistificando os segredos dos pisos atérmicos

Você sabe como deixar seu piso atérmico sempre limpo?

 

O Piso Atérmico e seus Segredos

 

Alguns clientes chegam em minha loja procurando um piso para colocar em volta da piscina, e antes mesmo de eu começar a falar vão logo dizendo: “Mas não me venha com aquele piso cheio de furinhos hein, que aquilo suja e é horrível de limpar! “. Logo penso comigo, “Nossa, mas era exatamente esse que eu ia sugerir!”

 

Preocupada com a DIFICULDADES dos meus clientes e seus questionamentos resolvi abordar esse assunto.

 

Então deixa eu te explicar, esse piso cheio de furinhos, é um piso ATÉRMICO e ANTIDERRAPANTE, ESPECÍFICO para áreas de piscina, pois oferece total SEGURANÇA quando molhado. Na verdade, esses “furos” é que o torna antiderrapante, e claro, como todo piso antiderrapante, tende a reter mais sujeira, isso é fato! Mas a grande vantagem de usar esse piso em sua piscina, é que além de não escorregar, ele não queima os pés! Seu filho pode sair da água tranquilo porque não vai precisar correr para proteger os pés na sombra, e ainda ter a certeza de que não vai se esborrachar pelo chão correndo o risco de se machucar.

 

 

 

O segredo para que esse piso fique tão lindo quanto aquela amostra que você viu na loja, está em obedecer corretamente às orientações do fabricante na colocação, preferencialmente que ela seja a última etapa da execução da obra, evitando assim que os outros serviços possam danificá-lo.

Então vou contar alguns SEGREDOS.

 

Antes de mais nada, seu CONTRAPISO deve estar bem regularizado, impermeabilizado, limpo e seco, com no mínimo 21 dias de cura. Isso fará com que não apareçam eflorescências, aquelas manchas esbranquiçadas no seu piso depois de pronto, e seu paisagismo de preferência já deve estar terminado, pois a terra de jardim tem em sua composição o óxidos de ferro, o que dá um aspecto de piso enferrujado, e isso sim é difícil de limpar!

 

Além do contrapiso limpo, é importante ELIMINAR qualquer resto de sujeira, poeira ou nata de cimento na face de assentamento das peças para garantir uma perfeita colocação.

 

 

UTILIZE argamassa colante flexível, específica para grandes formatos e fique de olho no tempo de liberação para tráfego pós-assentamento. Se seu piso for claro, dê preferência à argamassa na cor branca.

 

Outro cuidado que precisa tomar é na hora de REJUNTAR. Primeiro faça uma máscara com fita crepe larga e com o auxílio de uma bisnaga despeje o rejunte, esse procedimento irá garantir a limpeza e evitará a obstrução dos poros. Mas tire a fita assim que fizer o rejuntamento, não deixe ela no sol de um dia para o outro, isso facilitará sua remoção. Indico sempre a comprar o rejunte do próprio fabricante do piso, assim o conjunto ficará com aspecto mais harmonioso.

 

Depois de assentado e rejuntado, RECOMENDO deixar o piso coberto com plástico até a finalização da obra, para evitar qualquer sujeira. NUNCA use papelão, pois ele solta um caldo amarelado quando molhado que irá manchar o piso antes mesmo da inauguração da sua piscina! (Isso também vale para outros tipos de pisos).

 

Quando sua obra estiver pronta e pintada, perto da hora de pensar na mudança, deverá iniciar o processo de LIMPEZA e PROTEÇÃO.

Nunca use ácidos ou produtos com base ácida como os “limpa-pedras” e outros, limpe sempre com detergentes ALCALINOS com o auxílio de uma limpadora de alta pressão com o jato aberto em leque.

O detergente alcalino é indicado na limpeza durante a obra, na limpeza pós-obra e na manutenção do dia a dia, o que varia é a sua diluição segundo ao grau de sujidade. Se alguma área tiver uma mancha ou sujeira mais resistente consulte o fabricante do piso ou a revenda onde fez a compra, para que te passem o procedimento adequando, NÃO USE qualquer produto ou uma receita mágica de algum amigo, essa “experiência” poderá agredir o piso e causar danos irreparáveis.

 

Feita a limpeza é hora de proteger!

 

O piso atérmico é basicamente composto por cimento e pó de mármore, portanto é poroso e precisa ser obrigatoriamente impermeabilizado. Isso não é feito com qualquer produto, o impermeabilizante apropriado é um ÓLEOFUGANTE, que cria uma camada protetora no piso, fechando esses poros e fazendo com que nenhum líquido seja absorvido. O impermeabilizante óleofugante não amarela, não craquela com o sol e não muda a aparência e as características atérmicas do piso, diferentemente do verniz ou resina. Mas ATENÇÃO, antes de proteger seu piso com o impermeabilizante, garanta que seu piso esteja totalmente limpo e seco, pois uma vez impermeabilizado, a sujeira ficará lá. Uma vez vi uma marca de sola de sapato, e acredite, ela não sai, a não ser que remova a camada de proteção, limpe e novamente impermeabilize.

 

Você deve estar perguntando, mas como fico sabendo se meu piso está completamente seco? É simples, faça um teste de umidade. Corte um pedaço de plástico fino e transparente, e fixe num pedaço do piso com a fita crepe. Deixe de um dia para outro, se ele amanhecer molhado, espere mais um dia para impermeabilizar.

 

Então quer dizer que se eu fizer primeiro o meu jardim e seguir esses passos o meu piso ficará branquinho como o das fotos de revista? SIM! Esse é o grande segredo, e GARANTIRÁ sua plena SATISFAÇÃO e arrancará elogios dos amigos que com certeza ficarão impressionados com sua área de lazer!

 

 

Bem, espero ter ajudado! 😉

 

 

Sobre a autora:

Rimari Ferraz é arquiteta e urbanista, empresária, especialista em acabamentos. Em sua loja, Villa Attuale – Acabamentos Personalizados, atende clientes com hora marcada e especifica materiais de acabamentos juntamente com sua equipe. Desenvolve projeto executivo de assentamento e faz pessoalmente as orientações para os assentadores para que tudo fique perfeito conforme planejado.

Para mais informações e contato acesse: www.villaatuale.com e acompanhe suas páginas nas redes sociais: www.facebook/VillaAttuale e www.instagram.com/villa_attuale

 

 

Fonte de consulta: www.castelatto.com.br