Como escolher pisos e revestimentos

Como escolher os pisos e revestimentos para sua obra.

Está construindo ou reformando? Se já chegou na fase dos acabamentos, é agora que a brincadeira começa a ficar legal!

Porque a partir desse momento você consegue participar mais ativamente na sua obra. É a hora que você pode imprimir seu estilo o seu gosto pessoal, personalizando sua casa com o seu jeitinho. Afinal a casa é sua, e precisa ter a sua cara e a das pessoas que irão morar com você!

Mas muitas vezes essa tarefa não é tão fácil assim como parece. Nos deparamos com tantas opções de acabamentos, materiais, texturas, cores, formatos, estilos etc. Mas como saber qual direção tomar para não ter perigo de errar?

Vou te dar 3 Dicas importantes que serão como um norte para te orientar nas melhores escolhas:

 

Dica n.1: Referências

 

Você já sabe que tipo de piso e revestimento usar? Então comece a pesquisar na internet ou em redes sociais nos perfis de Arquitetos e Decoradores, Lojas especializada… Porque lá você vai começar a formatar as suas primeiras ideias para compor seus ambientes.

Escolha o que mais você gosta e salve todas essas imagens numa pasta com o título “Referências”.

Aqui na loja quando a cliente chega nos trazendo suas referências, é como se já andássemos metade do caminho. Fazendo isso diminui muito a sua busca dentro a tantas possibilidades e você chega logo no que quer. Portanto comece sua pesquisa agora mesmo!

 

Dica n.2: Tendências

 

Assim como a moda traz nos tecidos, cores e estampas que serão utilizadas naquele período, os acabamentos também.

Pode reparar como o que está sendo usadas nas passarelas da Moda, estão presentes na Decoração de interiores. Nas cores das tintas das paredes, nos mobiliários, na tapeçaria, nos objetos de decoração. No universo cerâmico isso também acontece.

A moda e a arquitetura andam juntas e você deve voltar os seus olhos para essas tendências.

Mas procure se atentar ao que é atemporal. Você pode se arriscar e usar algo mais ousado, mais marcante. Deixe isso para os detalhes. Nos detalhes você pode dar um toque a mais de ousadia, imprimir sua personalidade. Mas insisto, só nos detalhes, afinal de contas não trocamos nossos pisos e revestimentos como trocamos de camisa.

 

Dica n.3: Estilos

 

Definir o estilo e ser fiel a ele vai diminuir e muito o risco de errar em suas escolhas.

Se optar por um estilo rústico, clássico ou contemporâneo siga até o fim. Não são todas as pessoas que têm o talento de fazer uma mistura sem deixar piegas. Hoje em dia temos uma infinidade de materiais de acabamentos que nos trazem com muita fidelidade aos naturais. A exuberância dos mármores, o aconchego das madeiras, o ar industrial e despojado do concreto. O uso desses materiais pode fazer toda a diferença em sua obra.

Mas tome cuidado ao estilo que irá adotar. Ele tem que ser coerente e fazer sentido ao estilo já definido em seu projeto.

Já atendi clientes que tinham o projeto bem definidos em estilos neoclássicos. Mas que não abriam mão de colocar um piso acetinado imitando cimento queimado. Se você se atentar ao estilo não tem erro!

Então para resumir, faça essa tarefa:

Separe suas referências, fique de olha nas tendências e defina o estilo que irá adotar.

Tenho certeza que dessa maneira suas chances de errar nas escolhas serão mínimas. E claro, busque orientação de um profissional. Passe para eles todas essas informações. Com certeza ele saberá identificar os seus desejos, suas expectativas e te ajudará a realizar esse sonho com muito sucesso.

E se precisar na nossa consultoria, conte comigo, estarei à sua disposição e será um prazer atendê-la.

Rimari de Campos Ferraz

Arquiteta Urbanista

CEO na Villa Attuale Acabamentos Personalizados